Recifenses a procura de bate-papo

Recife, 20 de junho de 2007. Saiu no Jornal do Commercio da cidade do Recife/PE: "IRC Fora do ar". Usuários do Internet Relay Chat (IRC) não conseguem acessar seu bate-papo preferido. A rede de IRC BRASnet encerra suas atividades. O motivo do encerramento foram constantes ataques hacker que a rede sofria. Chefes de segurança digital de algumas empresas nacionais vetaram a hospedagem da rede em seus servidores.
 
 
Porém, como o IRC é um dos melhores recursos de conversa em tempo real, atualmente outros brasileiros não deixaram o IRC fora do ar. É o caso hoje da Rede de IRC VirtuaLife acessível através do endereço irc.virtualife.com.br
 
Usuários acessam a VirtuaLife, entram na sala do #Recife (mais conhecido no IRC como canal) e se perguntam: "Alô, Recife! Tem alguém ai?", na tentativa de conversar com os recifenses.
 
 
A sigla IRC vem do inglês Internet Relay Chat, ou bate-papo transmitido via internet. O sistema consiste em um protocolo de comunicação e troca de arquivos pela rede. Foi o primeiro sistema de mensagens instantâneas da internet.
 
CRONOLOGIA:
 
- 1988: O IRC é criado pelo finlandês Jarkko "WiZ" Oikarinen para substituir um sistema de comunicação das antigas BBS, precursoras da internet. Os servidores e clientes logo se espalharam pelas universidades da Finlândia.
 
- 1991: O IRC ganha fama ao ser usado para veicular notícias sobre dois conflitos internacionais. Primeiro, veio a invasão iraquiana no Kuwait; depois, a tentativa de golpe de Estado na Rússia. Por causa do bloqueio dos meios de comunicação em ambos os casos, usuários do IRC usaram as salas de bate-papo para veicularem notícias dos eventos.
 
- 1996: É fundada no Brasil a Rede BRASnet. Com apenas dois servidores, atingia picos de 300 usuários no início e mil no final do mesmo ano.
 
- 1997: O pico de usuários simultâneos chega a 2,7 mil, com mais de mil conexões por dia.
 
- 1999: É lançado o programa ICQ, um cliente de mensagens instantâneas usuário a usuário. Não faz tanto sucesso, mas consegue a preferência de alguns antigos usuários do IRC.
 
- 2001: É lançado o MSN Messenger, da Microsoft, que apresentava características parecidas com o ICQ, mas aprimoradas. 
 
- 2003: A BRASnet toma-se o maior servidor de IRC em língua portuguesa e o oitavo maior servidor do mundo, mas picos de mais de 60 mil usuários simultâneos. No mesmo ano, aumenta o número de usuários do MSN Messenger, que logo se torna o maior programa de troca de mensagens da internet.
 
- 2004: O número de usuários do IRC cai drasticamente, frente ao sucesso do Messenger. O pico de conexões simultâneas da BRASnet cai para menos de 10 mil.
 
- 2007: A quantidade de ataques aumenta com tanta força que nenhum datacenter consegue conter os hackers. A rede BRASnet encerra suas atividades no dia 15 de junho.
 
- 2016: A rede VirtuaLife não deixa o IRC fora do ar e continua ativa com vários servidores hospedados no exterior com segurança para garantir que os usuários acessem o IRC atualmente.
 
Como usar o IRC?
 
O IRC é um sistema de conversação por texto pela internet. É simular ao WhatsApp, mas com a diferença de que as telas de bate-papo são públicas, ou seja, centenas de usuários conversam ao mesmo tempo em uma única tela. É possível ainda criar salas temáticas, os canais, em que grupos de usuários se reúnem por tema ou afinidade. Outra possibilidade é abrir telas de conversação privadas entre dois usuários.
 
1) Para PC: para usar os serviços de Internet Relay Chat (IRC), o usuário pode simplesmente acessar o endereço http://www.virtualife.com.br/novo/chat, escolher o tema e entrar na sala/canal ou instalar o programas chamados mIRC/Scripts disponíveis na página da Rede VirtuaLife: http://www.virtualife.com.br/novo/category/2-scripts-para-windows.
 
1.1) Para mIRC/Script: após instalação, o usuário deve escolher o nome pelo qual será identificado nas salas de bate-papo com o comando /nick apelido. Depois, é preciso se conectar a um servidor. Por exemplo, para se conectar ao Servidor da VirtuaLife, basta digitar /server irc.virtualife.com.br e pressionar a tecla enter. 
 
2) Para Celular: para usar os serviços de Internet Relay Chat (IRC), o usuário pode baixar aplicativos como AndroIRC para Android e IRCCLoud para iOS e se conectar pelo endereço irc.virtualife.com.br.
 
3) Depois de conectar-se a um servidor, o usuário tem que entrar em uma das salas de bate-papo. Novamente, é dada ao usuário uma lista de canais disponíveis digitando o comando /list, mas também é possível acessar canais digitando o comando específico. Para acessar o canal recife, por exemplo, basta digitar /join #recife.
 
4) Na sala de bate-papo, basta digitar as mensagens como no WhatsApp. Uma lista de usuários conectados fica disponível do lado direito da tela e basta dar um duplo clique no nome para abrir uma tela exclusiva.
 
Curiosidades: 
 
IRC substituiu as antigas BBS. 
 
Lá pelo meio dos anos 90, praticamente ninguém se conhecia na internet. Foi aí que surgiu, em 1988, o primeiro servidor de IRC, na distante Finlândia. O programa, inicialmente, veio substituir o sistema de comunicação por mensagens das antigas BBS, precursoras da internet. O sistema logo se espalhou pelo seu país de origem e em 1991 se popularizou graças ao seu uso como ferramenta de disseminação de notícias da invasão iraquiana no Kuwait e do golpe de Estado na Rússia.
 
Para quem não viveu a internet no início, o IRC pode parecer estranho. Primeiro, ele não é uma ferramenta de comunicação inicialmente para duas pessoas, nem usa qualquer sistema de convite ou cadastro, como WhatsApp e Facebook. Ao entrar em uma sala de bate-papos, chamado canal, o internauta pode falar e receber mensagem de todos os usuários na mesma sala. Qualquer usuário pode, ainda, abrir uma janela de conversação privada, sem que o usuário precise aceitar o convite.
 
Nas primeiras versões, não havia qualquer recurso multimídia, seja foto ou animação. Versões mais recentes já suportam até transmissão de webcams, como o WebChat da Rede VirtuaLife acessível pelo endereço http://www.virtualife.com.br/novo/chat. Outra diferença é o apelido usado nas salas. É possível registrar o nome usado, mas também é possível modificar o nome a qualquer hora ou ainda registrar vários apelidos diferentes. Ou seja, reencontros de pessoas que acabaram de se conhecer precisavam ser combinados para acontecerem.
 
Mas tudo é superado pela frequência nos canais, que são organizados por tema ou região. Tem canal Brasil, canal de WebRádios, canal Recife, entre vários outros. Como também é possível trocar arquivos pelo IRC. Desde seu início, o sistema foi um dos grandes propagadores do formato MP3, muito antes de dinossauros do compartilhamento de arquivos, como Napster, aparecerem no mercado.
 
Um fenômeno comum no IRC são os IRContros. Como, em geral, as pessoas se conhecem em salas de bate-papo abertas e, em geral, ninguém ver o rosto do interlocutor, os usuários acabam marcando festas, idas ao cinema e jogos de futebol. Tudo para transformar o virtual, sem recursos multimídia, em real.
 
 
Em 2008, pernambucanos se movimentaram para retirar o IRC do ostracismo. Liderado pelo fundador do canal #Recife da VirtuaLife, Ewerton Araujo, foram preparadas várias ações na cidade do Recife, dentre eles os IRContros. A iniciativa visou resgatar um pouco dos usuários que abandonaram o serviço e mostrar para novos internautas as vantagens dos bate-papos através desse sistema.
 


​Você gostaria de aprender mais sobre IRC, baixe as apostilas no site da Rede VirtuaLife: http://www.virtualife.com.br/novo/category/3-tutoriais
 
​Fonte: Jornal do Commercio, Recife/PE.
©VirtuaLife 2016
Licença Creative Commons

Que tal nos ajudar?