Velocidade de transferências via USB pode chegar a 40 gpbs

Já é sabido que o USB 3.2 pode chegar a realizar transferências via USB a uma velocidade de até 20 Gbps, algo incrível para um formato que há duas décadas enviava e recebia dados a apenas 12 Mbps. Contudo, segundo o presidente da USB Implementers Forum (USB IF) Jeff Ravencraft, a coisa pode ficar ainda melhor muito em breve.

Programado para chegar apenas em 2019, o USB 3.2 pode ser substituído por um formato ainda mais eficaz no que toca a velocidade de transferência de dados. Segundo Ravencraft, pendrives e outros dispositivos USB poderão trocar dados a 40 Gbps muito em breve.
“A atual estrutura de cabos e conectores pode operar até a 40 Gbps”, informou o especialista durante uma apresentação na CES 2018. “Enquanto o mercado demandar bandas mais largas, penso que haverá um caminho para continuar a aprimorar o desempenho da taxa de dados”, continuou.

Olhando para o retrospecto do USB ao longo dos últimos 20 anos, não é uma grande surpresa imaginar que ele alcançará os 40 Gbps em algum ponto. Isso tudo sugere que devemos continuar usando este formato por muito tempo até que algo mais eficiente e produtivo possa “sepultá-lo”, inclusive as conexões sem fio.

 

Fonte: Olhar Digital

©VirtuaLife 2016
Licença Creative Commons

Que tal nos ajudar?