O que é SSL?
Tecnicamente, significa Secure Sockets Layer - SSL (em português: Protocolo de Camada de Sockets Segura), são protocolos criptografados que conferem a segurança de comunicação da Internet para vários serviços, sendo um deles, o IRC.

Ele prevê privacidade de dados entre duas aplicações que se comunicam pela internet. Isto ocorre através da autenticação das partes envolvidas (usuário + servidor) e da transmissão de dados entre as partes (mensagens, informações particulares, dados em geral). Esse protocolo ajuda a prevenir que usuários mal intencionados conectem-se entre o usuário e o servidor e tenha acesso indevido ou falsifique dados transmitidos.

Que fique claro que os dados da VirtuaLife são protegidos porém a SSL oferece uma segurança a mais. Falando de uma forma prática, como se o sistema de segurança da VirtuaLife fosse um grande muro que fecha sua casa ao redor e que agora conta com uma cerca elétrica a mais. Ficará a seu critério usar a SSL ou não. Você não é obrigado a usá-la e nem se sentir desprotegido na VirtuaLife.
Como faço para usar?
Para ativar a conexão SSL, seu mIRC deverá ter versão igual ou maior do que a 6.14, uma inferior não funcionará. Para saber a versão do seu mIRC/Script, digite em qualquer janela: //echo $version, que seu client irá lhe responder na janela ativa.

Caso seu mIRC/Script for de versões abaixo da 6.14, no site da VirtuaLife, na área de Downloads, há o mIRC e Scripts atualizados que fará com que sua conexão SSL funcione perfeitamente.

Em seguida, baixe e instale o OpenSSL. Essa instalação é automática e será instalada provavelmente na pasta C:WindowsSystem32, o que fará com que o protocolo fique ativo para qualquer outro script/mirc que você tenha em sua máquina para uso posterior da SSL, neles.

Baixei o arquivo necessário para a conexão SSL, agora, basta eu conectar um servidor qualquer?

Não. Caso você tenha feito a instalação do OpenSSL com o mIRC aberto, terá que reiniciar o mIRC digitando: /exit -nr, este comando irá fechar totalmente seu client do IRC e abrir também automaticamente.
Reiniciado o mIRC/Script, digite: //echo $sslready, para ver se o mIRC carregou as bibliotecas do OpenSSL com sucesso, ele irá retornar $true na janela ativa do seu mIRC/Script. Isso significa que toda a instalação foi feita com sucesso e você está apto para conectar via SSL.

Reiniciei meu mIRC/Script, a instalação do OpenSSL seu deu positiva, e agora, qual o próximo passo?

O próximo passo, é o passo final e o mais simples de toda esta configuração. Para conectar via SSL, você usuário, poderá usar o servidor que desejar ou o servidor de costume na VirtuaLife, com uma única diferença, adicionar no fim a porta +6669 (sim, com o "+").
Exemplo: /server irc.virtualife.com.br:+6669
Se você é um usuário que gosta de conectar por vlinks, não tem problema, digite:
/server irc.vlink-desejado:+6669

O que vai diferenciar será apenas a porta e ela será importante para a conexão. Sem ela, a conexão não acontecerá. Todos os servidores da VirtuaLife já estão configurados e estão suportando SSL com porta habilitada na 6669. Para reconhecer a SSL na VirtuaLife, a seguinte mensagem lhe será enviada na janela status ao conectar-se:

*** Você está usando uma conexão SSL. Boa idéia.
No seu whois, a conexão SSL também ficará à vista de quem lhe der um. Exemplo:
Bull está utilizando conexão segura (SSL)
Bull on
Bull using UPWay.virtualife.com.br Sistema Brasileiro de Bate-Papo
Bull é um nick registrado e identificado.
Bull é um(a) Administrador(a) de Bots
Bull está usando os modos aABbioPrsy
Bull é um(a) IRC Operador(a) - Administrador(a) dos Serviços
Bull has been idle 49secs, signed on Thu Feb 24 16:51:03
Bull Fim do /WHOIS
E o modo +s será setado na lista de seus modos.
©VirtuaLife 2016
Licença Creative Commons

Que tal nos ajudar?